Retrospectiva do Esporte Jaguaribano 2016 - 1ª Parte


Para fecharmos o ano de 2016, faremos uma retrospectiva relembrando tudo que aconteceu no principais eventos esportivos em Jaguaribe. E essa retrospectiva assim como acontece em todos os anos será dividida em duas partes, com a primeira parte falando sobre o futsal, o handebol, o atletismo, o karatê e o jiu jitsu.

FUTSAL JAGUARIBANO EM 2016

A primeira competição que aconteceu em 2016 e que teve participação de Jaguaribe foi a 1ª Copa Emancipação de Emancipação Politica que aconteceu na cidade de Icapuí. A equipe do JF Futsal ficou com o título após a sua partida contra os donos da casa não ter tido continuidade por conta de uma forte chuva que caía no momento do jogo.

Ainda no mesmo mês a seleção de futsal feminino disputou a Copa Débora Dávila de Futsal Feminino que aconteceu na cidade de Limoeiro do Norte. O selecionado feminino acabou parando nas semifinais diante da Ucraff de Crateús nas penalidades máximas.

Pela segunda zonal da 2ª Copa Interestadual de Futsal realizado em Jaguaribe, os representantes jaguaribanos obtiveram classificação para a fase final que aconteceu em Morada Nova no mês de maio. Na fase final, a equipe do JK acabou caindo na primeira fase, enquanto que a Cohab chegou até as semifinais, mas acabou perdendo para Jaguaretama por 3 a 2.

Em junho a seleção de futsal masculino juvenil sagrou-se campeã do Torneio Intermunicipal do Alto Jaguaribe/Centro Sul que aconteceu na cidade de Orós. Na grande final vitória por 5 a 4 diante da seleção de Quixelô.

No final do mês, Jaguaribe estava cotado para participar do 44º Intermunicipal de Futsal promovido pela Federação Cearense de Futsal (FCFS), inclusive sediando um dos zonais. Mas por conta dos altos custos da competição ficou decidido em reunião que o selecionado jaguaribano de futsal não participaria da competição.

Em agosto no distrito de Feiticeiro aconteceu a 1ª Copa da Amizade de Futsal que teve como campeão a equipe do Isis Futsal que na final bateu o São José, de Solonópole pelo placar de 4 a 1.

Ainda em agosto aconteceu a 1ª Torneio de Emancipação Política que teve a participação de 6 equipes no masculino e 4 equipes no feminino. A seleção feminina adulto ficou com o título no feminino, enquanto que o Barcelona sagrou-se campeão no masculino.

Em setembro, aconteceu a 12ª Copa Jaguaribana de Futsal Feminino que teve como campeã a equipe de Limoeiro do Norte que na grande final venceu a Ucraff de Crateús pelo placar de 2 a 0. Jaguaribe foi com duas equipes para a competição (Seleção Adulta e Fut Jovem). A seleção adulta parou nas semifinais diante da Ucraff de Crateús, enquanto que o Fut Jovem ficou na primeira fase.

Aconteceu no mesmo mês a primeira edição do Intervale de Futsal. A competição contou com a participação de oito equipes e que teve como campeã a seleção de Jaguaribe que na grande final derrotou Jaguaretama nas penalidades máximas por 3 a 2, após empate por 2 a 2 no tempo regulamentar.

No mês seguinte aconteceu a 3ª Copa Zé Pretinho de Futsal Sub-20 que teve como campeã a equipe do Barcelona. Na grande final o "Barça Jaguaribano" bateu o Andaraí de Jaguaretama nas penalidades máximas por 2 a 1, após empate por 3 a 3 no tempo regulamentar.

Em novembro aconteceu o desafio de futsal Jaguaribe x Dakota/Russas. Amistoso que para os russanos serviu de preparação para a Copa TV Verdes Mares de Futsal e com a bola rolando o jogo terminou empatado por 1 a 1.

No distrito de Feiticeiro aconteceu a 1ª Copa União de Futsal Sub-15 que teve como campeão a equipe do Cidade Alta Futsal, da cidade de Limoeiro do Norte. Na grande decisão os limoeirenses bateram na grande final a equipe do Grêmio Mutirão nas penalidades máximas por 3 a 2, após empate por 4 a 4 no tempo regulamentar.

A equipe da Cohab representou o futsal jaguaribano na 1ª Copa Igor Ribeiro de Futsal que aconteceu na cidade de São Miguel, no Rio Grande do Norte. Mas a "Queijeira Mecânica" acabou não passando da primeira fase da competição.

Em dezembro houve o 1º Copão Estudantil de Futsal que foi disputado na Quadra da Escola Gutemberg Barbosa em duas categorias: Juvenil (Masculino e Feminino) e Infantil (Masculino). No infantil masculino o título ficou com a Escola Gutemberg Barbosa e no juvenil masculino e feminino os títulos ficaram com dois colégios de Fortaleza: Liceu/Conjunto Ceará e Colégio Sistema, respectivamente.

HANDEBOL JAGUARIBANO EM 2016 

No inicio desse ano aconteceu a fase final do Campeonato Cearense de Handebol nas categorias Adulto Masculino 2ª Divisão e Juvenil Masculino 1ª Divisão. O adulto masculino foi derrotado pela seleção de Camocim pelo placar de 31 a 28 e a seleção juvenil feminino jogaria contra o Colégio Julia Fialho, porém o o selecionado jaguaribano não viajou para o duelo.

Em março aconteceu a 7ª Copa Navegantes de Handebol na categoria Adulto Masculino e Feminino. O time masculino sagrou-se campeão ao vencer a seleção de Juazeiro pelo placar de 24 a 12, enquanto que a o time feminino ficou com o vice ao perder para Aracati pelo placar de 16 a 9.

No mês de junho aconteceu a 2ª Copa Mossoró Cidade Junina de Handebol que teve a participação do Navegantes na categoria adulto masculino e feminino e da seleção adulto feminina de Jaguaribe. O adulto masculino e feminino do Navegantes ficaram na fase semifinal, enquanto que a seleção feminina não passou da primeira fase.

Logo no mês seguinte a equipe do Navegantes esteve no estado da Paraíba para a disputa do 4º Festival Hand Brejo, mais precisamente nas cidades de Solânea e Arara. Na categoria Junior Masculino, o Navegantes ficou com o vice ao perder para o FHC por 17 a 16 e o adulto masculino e feminino, sequer avançaram as semifinais.

Em setembro a cidade de Jaguaribe foi palco do Intermunicipal de Handebol que contou com a participação de oito equipes no masculino e três equipes no feminino. No feminino a seleção jaguaribana sagrou-se campeã ao vencer Aracati por 21 a 14, enquanto que o masculino foi derrotado na grande final por 23 a 21 para o selecionado de Morada Nova. Tivemos ainda a participação do Jaguaribe Juvenil, mas que acabou não passando da primeira fase.

No mês de dezembro, o Navegantes esteve mais uma vez no estado do Rio Grande do Norte. Dessa vez foi na cidade de Viçosa onde aconteceu a 1ª Copa Cidade de Viçosa de Handebol. O time junior masculino do Navegantes foi campeão, o adulto masculino parou nas semifinais e o adulto feminino ficou na primeira fase.

ATLETISMO JAGUARIBANO EM 2016

Pelo 10º ano seguido no mês de dezembro aconteceu a São Silvestre Mirim que esse ano chegou a sua nona edição, reunindo atletas de 7 a 14 anos. Veja os vencedores nas seguintes categorias:

Sub-9 Masculino : Carlos Daniel (Luiza Távora)
Sub-9 Feminino : Bianca Farias de Lima (Marieta Cals)
Sub-11 Masculino : Wesley Gomes (Maria Macário)
Sub-11 Feminino : Kety das Chagas Melo (Gutemberg)
Sub-14 Masculino : Marcos Antonio de Sousa Arruda (Luiza Távora)
Sub-14 Feminino : Carla Kailane da Silva (Alice Diógenes)

KARATÊ E JIU JITSU JAGUARIBANO EM 2016

No mês de fevereiro a equipe Gracie Barra representou Jaguaribe na disputa do Arena Fight Open que ocorreu na cidade de Limoeiro do Norte. Ao final da competição o jiu jitsu jaguaribano saiu de lá com 10 medalhas conquistadas, sendo seis de ouro, duas de prata e duas de bronze.

Em setembro o karatê jaguaribano esteve na cidade do Eusébio (Região Metropolitana de Fortaleza) para a disputa do Open Nacional Verdes Mares. Ao total foram duas medalhas conquistadas, sendo uma de prata com Osmar Negreiros e uma de bronze com Pedro Lima.

Ainda em setembro aconteceu na cidade de Jaguaruana a Copa Jaguaruana de Karatê. O karatê jaguaribano terminou a competição com cinco medalhas conquistadas.

No mês de novembro em Fortaleza aconteceu a fase final do Campeonato Cearense de Karatê com mais quatro medalhas obtidas pelo karatê jaguaribano, entre elas com Rosana Bandeira (que se tornou tricampeã) e Pedro Lima.

Na cidade de Iguatu aconteceu a Copa Centro Sul de Karatê. Na última participação do ano, o karatê de Jaguaribe conquistou 20 medalhas no total e se tornando campeão geral. No mesmo dia aconteceu o desafio Jaguaribe x Iguatu com vitória do karatê jaguaribano por 2 a 1.

Comentários