Retrospectiva 2017 do Esporte Jaguaribano


Para fecharmos o ano de 2017 em grande estilo, o blog Esporte Jaguaribe relembrará tudo o que aconteceu no esporte jaguaribano nesse ano que está chegando ao fim com a sua tradicional retrospectiva.

JANEIRO
O ano se iniciou com o Torneio Soçaite disputado no Sitio Poção que teve a participação de 16 equipes. Na grande final, o time do Ypioca venceu o Bar da Curva por 2 a 1 em jogo disputado na Arena Floresta e na preliminar feminina, o Mapuá bateu a Taperinha pelo placar de 2 a 1.

FEVEREIRO
Durante todo o mês de fevereiro os jogos do 1º Campeonato Society da Aster que contou com a participação de 10 equipes e que teve como campeão a equipe do Grêmio Mutirão, mesmo sem entrar em campo e dividindo a premiação em dinheiro com o Ressaca que ficou com o vice. A equipe da Belas Artes acabou ficando na terceira colocação.

MARÇO
Ainda no Futebol Soçaite aconteceu a primeira edição do Troféu Carlito Pinheiro que contou com a participação de 25 equipes e que foi disputado no Campo do Terminal Rodoviário. O campeão foi a equipe do Capitão Mor que na grande decisão bateu Nova Floresta por 3 a 0.

Na cidade de Jaguaribara, o futsal masculino e feminino foram campeões da Copa da Emancipação Política em comemoração aos 60 anos do município. O futsal masculino representado pelo JF Futsal venceu a seleção de Jaguaretama por 8 a 3 e o feminino goleou ás donas da casa por 9 a 2.

No basquete aconteceu o 3º Fest Cup de Basquete que foi disputado no Ginásio Coronel Idalécio Nogueira Diógenes nos naipes masculino e feminino. No feminino, com uma rodada de antecedência o título ficou com a UFC que venceu a Escola Segundo Grau, de Juazeiro do Norte por 33 a 21 e no masculino, o título também ficou com a UFC ao bater a seleção de Jaguaribe na grande final por 36 a 23.   

Ainda no mês de março aconteceu a 8ª Copa Navegantes de Handebol com disputas nas categorias Adulto (Masculino e Feminino) e Junior (Masculino). O time anfitrião ficou com o título apenas no Adulto Masculino ao vencer o CNHC de Currais Novos por 18 a 15.

Nas outras três categorias em disputa, o título ficou com equipes de Fortaleza. O Handebol Talento sagrou-se campeão por antecipação no Junior Feminino ao vencer o MHC/Governador (RN) por 26 a 7 e no Adulto Feminino o título veio com antecipação com vitória sobre Apodí (RN) por 28 a 6.

Pela categoria Junior Masculino, o Vankif sagrou-se campeão ao bater na final o Navegantes pelo placar de 26 a 18.

ABRIL
Aconteceu a primeira etapa do Festival de Voleibol do Interior nas Séries A e B em Jaguaribe com a participação de mais de 30 cidades de várias regiões do Ceará. Na Série A, o voleibol jaguaribano ficou com o título da etapa apenas no adulto masculino ao bater Juazeiro na decisão por 2 sets a 0, enquanto que o adulto feminino ficou com o vice ao perder por 2 sets a 1 para Iguatu na grande final.

Pela Série B, o time juvenil masculino acabou ficando nas quartas ao perder por 2 sets a 1 para São Gonçalo do Amarante e o juvenil feminino sequer chegou a fase final vencendo apenas um de seus quatro jogos disputados.

A equipe do Grêmio Mutirão conquistou seu segundo título esse ano no futebol soçaite, que foi a 10ª edição do Torneio da Fazenda Belas Artes que teve a participação de 19 equipes. Na grande final, o "Imortal Jaguaribano" derrotou o time das Vertentes pelo placar de 1 a 0.

Ainda no mês de abril aconteceu o 40º Torneio do Vinho de Futebol Soçaite no Campo do Terminal Rodoviário que teve a participação de 25 equipes e que teve como campeã a equipe do Riachuelo. Na grande final o quarto título do Riachuelo na competição veio com vitória na grande final por 1 a 0 diante do Ceará.

Um dia antes do tradicional torneio, houve o Torneio de Pascoa que foi disputado nas modalidades Futebol de Areia (Feminino) e Vôlei de Praia (Masculino e Feminino). No futebol de areia, a equipe do SAAE se tornou campeã ao bater na final o Novo Sabor por 1 a 0 e no vôlei de praia, a dupla Alisson e Michael foi tricampeã no masculino e o quarteto formado por Georgia, Ruthe, Leoneide e Leticia ficou com o troféu de campeão.

Aconteceu ainda no mês de abril, mais uma edição dos Jogos Escolares da Juventude na sua fase municipal, nas modalidades de futsal, voleibol, basquete, basquete (3x3), handebol, vôlei de praia, natação, tênis de mesa e atletismo nas categorias Sub-14 e Sub-17. Ao final dos jogos, a Escola Alice Diógenes se tornou campeã geral na categoria Sub-14 e no Sub-17 o campeão geral foi a EEEP Poeta Sinó Pinheiro.

MAIO
A Seleção Jaguaribana de Handebol Adulto Feminino disputou a 14ª Copa Juazeiro que aconteceu durante três dias na terra do Padre Cicero. A equipe comandada pelo professor Vancleudo Junior avançou as semifinais com 100% na fase classificatória, mas acabaram perdendo a chance de irem para a final ao perderem por 12 a 11 para a seleção de Eusébio.

O karatê jaguaribano comandado pelo professor Osmar Negreiros esteve na cidade de Mossoró, no Rio Grande do Norte para a disputa do Open Nacional de Karatê. Ao final da competição, a delegação jaguaribana conquistou 13 medalhas, sendo 3 de ouro, 6 de prata e 4 de bronze.
No Campo do Boa Esperança aconteceu o 1º Torneio Soçaite do Dia das Mães com a participação de 19 equipes. O campeão foi a equipe do Capitão Mor que na final venceu o Boa Esperança pelo placar de 1 a 0.

Houve na Quadra da Escola Poeta Sinó, o 1º Copão da TI que foi disputado nas categorias Masculino Sub-18 e Adulto Feminino. No Masculino Sub-18, o Grêmio Mutirão ficou com o título ao vencer o Jaguar Mutirão na final por 5 a 1 e no Adulto Feminino, o Fut Jovem bateu o Força na grande final por 3 a 0.

No Campo do Quartel da PM, aconteceu o 1º Torneio de Futebol Troféu Capitão Raul Gurgel de Melo que teve a participação de 12 equipes que fazem parte do Proerd (Programa Educacional de Resistência as Drogas e a Violência) e de 8 equipes Master.

No Torneio Proerd, o 6º ano da Escola Alice Diógenes foi campeã ao vencer na grande final o 5º ano da Escola Expedito Diógenes por 4 a 3, enquanto que o Torneio Master teve a Prefeitura como campeã ao vencer a Maçonaria 18º Distrito nas penalidades máximas por 1 a 0, após empate sem gols no tempo normal.

O jiu jitsu jaguaribano obteve bons resultados no Campeonato Brasileiro da CBLP (Confederação Brasileira de Lutas Profissionais) que foi disputado no Centro de Formação Olímpica (CFO) em Fortaleza. Ernandes Junior e Rodrigo Diógenes, que são pai e filho, conquistaram a medalha de prata nas categorias Master Pesado e Infanto Juvenil B peso Médio, respectivamente.

JUNHO
No inicio desse mês foi conhecido o grande campeão da 1ª Copa Jaguaribe de Futebol Master que foi realizada no Estádio Municipal que teve a participação de quatro equipes. O Jaguar Master (A) ficou com o título ao bater o Jaguar Master (B) pelo placar de 1 a 0.

Dos campos para as quadras aconteceu a segunda edição do Intervale de Futsal que contou com a participação de nove equipes e a cidade sede veio com duas equipes para a competição (Adulto e Sub-21). O time Sub-21 acabou caindo na primeira fase, enquanto que a seleção adulta ficou na fase semifinal.

O campeão foi a seleção de Jaguaretama que na grande decisão bateu a seleção de Orós pelo placar de 2 a 1.

JULHO
A seleção jaguaribana de futsal feminino disputou na cidade de Banabuiú, no Sertão Central a 8ª Copa Idéia de Futsal Feminino com a participação de 11 equipes. As comandadas de Jair Gledson chegaram até a grande final, mas acabaram sendo derrotadas por 8 a 0 diante da equipe do Pavanelly's, da capital cearense.

Pela segunda vez, o karateca jaguaribano Pedro Henrique disputou uma seletiva para obter uma vaga para a Seleção Brasileira de Karatê. A seletiva aconteceu em Manaus, no Amazonas e Pedro disputou a mesma em duas categorias (Sub-21 e Sênior).

AGOSTO
O Jiu Jitsu jaguaribano esteve na cidade de Limoeiro do Norte para o Open de Jiu Jitsu que foi disputada na Quadra da Escola Arsênio Ferreira Maia. Ao final da competição, a delegação jaguaribana conquistou quatro medalhas, sendo duas de ouro, uma de prata e uma de bronze.

Pela Copa de Futebol Master disputada no Estádio Azulão o título de campeão ficou com a equipe do Jaguar Master (A) que na final venceu o Cruzeiro (A) nas penalidades máximas por 4 a 3, após empate por 0 a 0 no tempo regulamentar. A competição teve a participação de quatro equipes.

Aconteceu no Ginásio Coronel Idalécio Nogueira Diógenes a fase final do Festival de Voleibol do Interior Série B, com a participação de quatro equipes no feminino e sete no masculino. O juvenil masculino e feminino ficaram na primeira fase com os títulos ficando com Horizonte e Santa Quitéria, respectivamente.

A equipe de ciclismo Jaguar Bike esteve na cidade de Iguatu para as disputas da 2ª Copa Mountain Bike. Ao total nove competidores jaguaribanos participaram do evento.

Os melhores resultados foram com Glauciano Freire, que foi campeão na categoria Visitante e Girlene Brito, que ficou com o título na categoria Feminina. Juliana Diógenes e Neto Sat ficaram na segunda colocação nas categorias Feminina e Iniciante, respectivamente e Micael Alves ficou em 4º na categoria Iniciante.

Na fase estadual dos Jogos Escolares do Ceará que teve a participação de nove atletas de Jaguaribe competindo apenas na natação na categoria de 12 a 14 anos. O melhor resultado foi de Caio José de Assis que foi campeão na prova dos 50 metros borboleta com o tempo de 43.11 e vai representar o Ceará na fase nacional dos Jogos Escolares em Curitiba, no Paraná.

Jaguaribe seria representado no futsal feminino e no vôlei masculino de 12 a 14 anos dos Jogos Escolares, mas em reunião ficou decidido que ambas as delegações não disputariam a fase estadual, o que seria uma espécie de boicote por conta da desorganização do estado nos jogos e além disso, os jogos do futsal feminino seriam em dias letivos.

Em Fortaleza aconteceu o Mundial BJJ Pró que contou com participação jaguaribana, através de Ernandes Junior e seu filho Rodrigo Diógenes, ambos representando a equipe Carlson Gracie. Na categoria Infanto Juvenil B Médio, Rodrigo acabou na terceira colocação, enquanto que Ernandes ficou na quarta posição na categoria Master Azul Pesado.

Na Quadra da Escola Poeta Sinó Pinheiro, aconteceu a 17ª Copa Jaguaribe de Karatê com a participação dos melhores karatecas do Ceará. Ao final da competição, Jaguaribe se tornou campeã geral com 63 medalhas, sendo 18 de ouro, 23 de prata e 22 de bronze e a competição era classificatória para a fase final do Campeonato Cearense.

O futsal jaguaribano obteve três conquistas na disputa do Torneio de Emancipação Política em comemoração aos 152 anos da cidade de Jaguaretama. O futsal feminino foi campeão ao vencer nas penalidades máximas as donas da casa por 2 a 1, o futsal masculino foi campeão ao bater Solonópole na final por 3 a 1 e o futsal máster foi campeão sem precisar entrar em quadra, pois a seleção de Solonópole que seria a sua adversária na final, sequer esperou para disputar a partida.

A atleta jaguaribana Edileide do Santos se tornou campeã da Corrida de Emacipação Política que aconteceu na cidade de Limoeiro do Norte em comemoração aos 120 anos do município. Edileide competiu na categoria Feminina.

SETEMBRO
Aconteceu em Jaguaribe a primeira etapa da Liga de Basquete do Interior (LBI) que teve a participação de 14 equipes, sendo nove no masculino e cinco no feminino com a seleção de Pereiro sendo campeã em ambas as categorias. O basquete jaguaribano foi representado nessa etapa no masculino e no feminino, mas ambos não avançaram para a próxima fase.

Pela fase nacional dos Jogos Escolares da Juventude de 12 a 14 que foram disputados em Curitiba, no Paraná o aluno-atleta Caio José de Assis, da Escola Alice Diógenes competiu na prova dos 50 metros borboleta, na qual foi campeão. Ele nadou na terceira bateria e com o tempo de 38.20 acabou não avançando para a próxima fase.

Mais uma vez o karatê jaguaribano trouxe medalhas para Jaguaribe. Dessa vez foi no Open Nacional de Karatê que foi disputado na cidade de Eusébio e a delegação jaguaribana sob o comando do professor Osmar Negreiros obteve quatro medalhas, sendo uma de ouro, uma de prata e duas de bronze.

A equipe do Capitão Mor ficou com o título do Torneio de Futebol Soçaite no Sitio Curral Novo. Na grande final, a "Máquina Verde" derrotou o Bom Jardim pelo placar de 1 a 0. O time das Cajazeiras ficou com o terceiro lugar da competição.

A equipe de ciclismo Jaguar Bike esteve na cidade de Pau dos Ferros, no Rio Grande do Norte para a disputa do Oiticica Rider. Na categoria Turismo, Glauciano Freire foi o grande campeão e na mesma categoria, só que no feminino o melhor resultado foi um 2º lugar com Juliana Diógenes.

Durante o mês de setembro aconteceu a Copa Jaguaribe de Futsal que teve a participação de 16 equipes e que teve como campeã o time das Vertentes que na grande decisão venceu o Vila Real nas penalidades máximas por 6 a 5, após empate em 2 a 2 no tempo regulamentar.

Antes da final, houve a decisão de título do Torneio de Emancipação Política em 4 categorias. No Infantil Masculino, o Colégio Clóvis Beviláqua ficou com o título, no feminino o campeão foi a equipe do SAAE, no Universitário o título ficou com o time da Educação Física e no Juvenil Masculino a Escola Cornélio Diógenes sagrou-se campeã. 

OUTUBRO
Na Quadra da antiga Escola Ubiratan Diniz Aguiar aconteceu a 1ª Supercopa de Futsal na categoria Sub-24 que contou com a participação de quatro equipes. O campeão foi a equipe do Grêmio Mutirão que na final goleou o União pelo placar de 6 a 1.

Houve a fase final do Festival de Voleibol do Interior Série A com dobradinha do voleibol jaguaribano no masculino, com vitória por 2 sets a 0 sobre Tabuleiro na final e no feminino, vitória na final diante de Morada Nova por 2 sets a 0. A competição teve participação do time juvenil masculino que acabou não passando da primeira fase.

A equipe do Corinthians de Iguatu sagrou-se campeã da 13ª Copa Jaguaribana de Futsal Feminino ao derrotar Jaguaribe na grande final por 2 a 1. A competição contou com a participação de oito equipes e antes de chegarem a final, as comandadas de Jair Gledson venceram todas as partidas que disputaram.

No Estádio Municipal aconteceu a Copa Jaguaribe de Futebol Master que teve a participação de quatro seleções e que teve como campeã a seleção de Jaguaribara que venceu Jaguaretama pelo placar de 3 a 1. O time anfitrião acabou sendo eliminado por Jaguaribara nas penalidades máximas por 4 a 2, após empate por 2 a 2 no tempo regulamentar.

No Ginásio Coronel Idalécio Nogueira Diógenes aconteceu a 1ª Copa Demolay de Futsal que teve a participação de oito equipes e que teve como campeã a equipe Sub-20 que na grande decisão venceu o Grêmio Mutirão por 4 a 0. O time conquistou o título com 100% de aproveitamento.

O Flamengo representou o futebol jaguaribano no 2º Torneio Regional de Clubes disputado na cidade de Milhã e acabou ficando na primeira fase. Após empatar a primeira partida em 0 a 0, o rubro-negro jaguaribano foi derrotado pela seleção de Quixelô por 2 a 1 e se despediu mais cedo da competição.

Houve também no Ginásio Coronel Idalécio Nogueira Diógeneso grande Desafio de Futsal entre as seleções de Jaguaribe e de Horizonte com vitória do selecionado horizontino pelo placar de 5 a 3. Os gols do selecionado jaguaribano foram marcados por Bruninho.

Pela segunda etapa da Liga de Basquete do Interior ocorrida na cidade de Russas, o basquete jaguaribano foi apenas na categoria masculino e assim como na primeira etapa, acabou ficando na fase de grupos ao perder para o ISJ/Aracati e Pereiro, que foi o campeão da etapa. No feminino o título ficou com o ISJ/Aracati.

Aconteceu no CFO em Fortaleza a fase estadual dos Jogos Escolares nas modalidades coletivas de 15 a 17 anos com participação jaguaribana apenas no futsal masculino e feminino. Ambas acabaram ficando pelo caminho ao perderem para Pentecoste nos dois naipes.

O Navegantes e a seleção adulta disputaram na cidade de Orós a 1ª Copa Centro Sul José Carlos que contou com a participação de nove equipes e ambas acabaram caindo nas semifinais. O Navegantes perdeu a vaga na final nos 7 metros diante do Clube do Hand, enquanto que a seleção adulta perdeu por um gol de diferença diante de Tabuleiro do Norte.

O Tabujaguar que era um combinado entre jogadores de Jaguaribe e de Tabuleiro do Norte participou da competição, mas acabou perdendo as duas partidas e sequer chegou as semifinais.

NOVEMBRO
Aconteceu mais uma edição do Intermunicipal de Handebol com participação de oito equipes no masculino e quatro no feminino. A seleção feminina comandada pelo professor Vancleudo Junior foi campeã ao vencer Morada Nova nos 7 metros, enquanto que a seleção masculina sob o comando de Afrânio Carneiro ficou nas semifinais ao perder para Morada Nova que acabou sendo derrotada na final diante de Aracati.

O handebol jaguaribano formou o Jaguaribe/SAAE que teve a participação de vários atletas veteranos, mas o time acabou ficando ainda na primeira fase com três derrotas em três jogos. 

DEZEMBRO
No inicio desse mês aconteceu o 2º Copão Estudantil de Futsal que foram disputados nas categorias Sub-15 Masculino, Masculino e Feminino Aberto. Os jogos aconteceram no Ginásio Coronel Idalécio Nogueira Diógenes e a Quadra da antiga escola Ubiratan Diniz Aguiar.

No Sub-15 Masculino o título ficou com o Colégio Clóvis Beviláqua que na final venceu o Gutemberg nos pênaltis, no Feminino Aberto na final entre os dois times do Colégio Sistema de Fortaleza, o time B levou a melhor sobre o time A e no Masculino Aberto, o Cornélio Diógenes levou a melhor diante do Poeta Sinó na grande final.

O Flamengo de Jaguaribe esteve na 1ª Copa Iatagã de Futebol que foi disputada na cidade de Icó e assim como aconteceu em Milhã, o rubro-negro jaguaribano caiu na primeira fase ao perder para a seleção de Poço Dantas, na Paraíba por 3 a 0.

A atleta jaguaribana Edileide dos Santos esteve duas vezes na cidade de Morada Nova para participar de corridas e subiu ao pódio nas duas. Na primeira ela ficou na segunda colocação no feminino ao percorrer os 7,5 km da 1ª Corrida Hiper Morada Nova e na semana seguinte foi campeã da 1ª Corrida dos Sertões na prova de 5 km na faixa etária de 31 a 35 anos.

No handebol a equipe do Navegantes esteve na cidade de Viçosa, no Rio Grande do Norte para a disputa da 17ª edição dos Jocev's. O time disputou a competição em três categorias: Adulto (Masculino e Feminino) e Junior (Masculino), sendo que o melhor resultado obtido foi com o Adulto Feminino onde acabaram ficando nas semifinais diante do MHC de Mossoró enquanto que o time Adulto Masculino e o Junior Masculino sequer passaram para a fase semifinal da competição.

No distrito de Nova Floresta aconteceu a primeira edição da Corrida Maria Quitéria que foi disputado apenas na categoria masculino com o atleta Guiga sendo campeão e na mesma ocasião aconteceu a corrida mirim com crianças de 3 e 4 anos com vitória de Enzo Gabriel. 

Houve também competição de tênis de mesa com Caio Renan sendo o grande campeão batendo na grande decisão o atleta Mateus Fernandes. A terceira colocação ficou com Luan Silva.

O presidente do Fortaleza, Marcelo Paz e sua comitiva estiveram em Jaguaribe para a apresentação de um programa de sócio-torcedor "Leão do Interior" que é voltado para os torcedores do Tricolor do Pici, que moram no interior do Estado, com distância superior a 50 km de distância da capital cearense. O evento aconteceu no restaurante "Esquina do Barto" e o município foi o terceiro do estado a receber a visita do presidente leonino e sua comitiva.

Aconteceu no Estádio Municipal a primeira edição do Jogo Beneficente que teve promoção da Polícia Militar, sob o comando do Major Mário e da Loja Maçonica de Jaguaribe. 

O evento contou com a presença de grandes jogadores de renome nacional como Rinaldo, Lucio Bala, China, Maizena, Esquerdinha, entre outros e no total foram arrecadados 356 kg de alimentos não-perecíveis que serão doados as famílias carentes de Jaguaribe através do projeto "Natal Solidário". 

Na última etapa da Liga de Basquete do Interior disputada em Quixeré, o basquete jaguaribano fez uma boa campanha e chegou até a fase semifinal, mas acabou sendo derrotada por Aracati que foi campeão da etapa. No geral o título da LBI acabou ficando com Pereiro no masculino e no feminino.

Aconteceu nas ruas de Jaguaribe a 11ª edição da São Silvestre Mirim que reuniu jovem atletas de 7 a 14 anos de várias escolas de Jaguaribe e ao final os cinco primeiros colocados foram premiados com medalhas e dinheiro. A chegada aconteceu na sede da Associação de Atletismo e Esportiva de Jaguaribe (AAEJ).

Sport Moreira e Vila Real fazem a final do Campeonato Jaguaribano de Futebol que será disputada apenas no dia 13/01 no Estádio Municipal. Nas semifinais, o "Leão do Moreira" eliminou o Grêmio Mutirão por 2 a 1 e o Vila Real venceu o Eujad nos pênaltis por 4 a 1, após empate por 0 a 0 no tempo normal.

A competição teve inicio no mês de outubro e contou com a participação de 12 equipes na busca pelo título de melhor equipe do futebol jaguaribano.

E encerrando o ano pela terceira vez desde 2011, a cidade de Jaguaribe recebeu os Jogos do Vale que contaram com a presença de 12 cidades em nove modalidades coletivas para atletas de até 21 anos. A cidade anfitriã conseguiu seus melhores resultados no handebol (masculino e feminino) e no vôlei de praia (masculino e feminino) onde ambas as modalidades acabaram ficando com o título.

Outras modalidades que subiram ao pódio foram o basquete (masculino e feminino), o voleibol (masculino e feminino), o atletismo feminino e a natação (masculino e feminino). O futebol de campo ficou em 4º lugar e o futsal masculino e feminino não passaram da primeira fase.

Ao final dos jogos, Jaguaribe e Aracati ficaram empatadas com 130 pontos e dividiram o título geral e na terceira colocação ficou a cidade de Jaguaruana com 85 pontos.

Essa foi a nossa Retrospectiva 2017 do blog Esporte Jaguaribe. A todos os mais de 130 mil visitantes que o blog alcançou nesse durante esses quase 7 anos de existência e que puderam ficar bem informados com tudo que acontece no esporte de Jaguaribe, o meu muito obrigado e que o ano de 2018 seja repleto de paz, saúde e muitas alegrias.

SÃO OS VOTOS DO EDITOR-CHEFE DO BLOG ESPORTE JAGUARIBE, JEFFERSON CALIXTO DA SILVA

BOAS FESTAS E UM FELIZ 2018!!!!!!!


Comentários