JK completou 55 anos de fundação no dia 05/01

Foto do time do JK no último título conquistado que foi o Campeonato Jaguaribano de Futsal em 2014.

No dia 05 de janeiro de 1963 era fundada em Jaguaribe umas das maiores agremiações esportivas não só do município, mas do Vale do Jaguaribe: A equipe do JK do bairro da Gaveta.

O time foi fundado em assembléia realizada na Rua Padre João Bandeira nº360, tendo como seu primeiro presidente o Sr. Cosme Jerônimo de Oliveira e Geraldo Marcolino de Sousa como seu vice-presidente. O nome "JK" é uma homenagem ao ex-presidente do Brasil, Juscelino Kubitschek, uma sugestão do presidente eleito Cosme Jerônimo de Oliveira que também cedeu a primeira bola ao clube.

O primeiro material desportivo foi patrocinado por seu torcedor ilustre Aluízio Diógenes (in memoriam) material esse comprado na cidade de Fortaleza pelo senhor Ademar de Oliveira, o qual deveria comprar as cores originais do JK (amarelo e verde) e por ser torcedor do Ferroviário Esporte Clube comprou o uniforme com as mesmas cores do Ferroviário (branco, preto e vermelho) que perdura até hoje.

VEJA A PRIMEIRA DIRETORIA ELEITA DO JK EM 05/01/1963:
Presidente: Cosme Jerônimo de Oliveira (in memorian)
Vice-Presidente: Geraldo Marcolino de Sousa
Tesoureiro : Luiz Paiva (in memorian)
Diretor de Esporte: Luis Vilmar Pereira da Silva (Bibiu)
Técnico: José Gomes (in memorian)
Orador: Luiz Gonzaga Diógenes
2º Secretário: Antônio Ferreira
Conselheiros: José Verissimo, Francisco Diógenes e Francisco de Assis Mota (Corete)

A primeira diretoria do JK Esporte Clube permaneceu até o ano de 1973 quando Francisco de Assis Mota foi eleito presidente e Eunápio Marques de Oliveira na vice permanecendo no cargo até o ano de 1981. Ainda em 1981, Antônio Ferreira foi eleito presidente e Francisco de Assis Mota ficou na vice-presidência. 

De acordo com o estatuto do clube, ficou estabelecido que uma nova diretoria seria eleita a cada dois anos. Outros presidentes do JK foram: José Marcolino de Sousa, José Alves de Souza, Maria Marcleide, José Verissimo, Max Fabiane, Eunápio Marques e Francisco Baltanir (Balto), sendo esse o atual presidente do time.

No surgimento do JK, o seu grande rival era o União Estudantil de Jaguaribe, depois vieram as equipes da Jaguardiesel, a Empresa e o Bradesco todas elas já inexistentes no cenário esportivo jaguaribano. Nos últimos anos, o Vasco é o grande rival que perdura até hoje.

Durante muito tempo o time participou de varias copas e campeonatos em Jaguaribe, com destaque para os títulos do Campeonato Jaguaribano de Futebol em 2007, 2012 e 2013, do Campeonato Jaguaribano de Futsal em 2011 e 2014 e das duas edições realizadas da Copa Francisca Diógenes Pinheiro em 2011 e 2012.

Além disso, o JK representou o município em diversas competições externas como a tradicional Copa Jaguaribana de Futsal na qual chegou a final em três oportunidades em 2001, 2002 e 2003 e ficando com o vice em todas elas. O time também participou do Campeonato Cearense e do Intermunicipal da FCFS, sendo essa a última participação em 2011 quando chegou até a terceira fase.

Alguns fatos curiosos marcaram os 55 anos do JK. Durante a década de sessenta e setenta, o JK realizava seus jogos no campo onde hoje se encontra a rodoviária, espaço esse cedido pelo Padre Pompeu Bezerra Bessa, pároco de Jaguaribe. 

A concentração em dias de jogos era sempre na Rua da Gaveta onde os atletas saiam uniformizados para o campo de futebol, tanto no campo onde hoje é a rodoviária como também no do Colégio Clóvis Beviláqua. Tínhamos um atleta, ponta direita, por nome de Biriba (in memoriam), em que o mesmo chegava na concentração ao meio dia e já saia uniformizado na cidade. Com isso, todos sabiam que o JK jogaria naquele dia.

Vale ressaltar também, que em partida de futebol no campo do Clóvis Beviláqua, no final da década de setenta na qual tinha no apito o grande desportista Fernando Pessoa (Careca) e que no final o JK saiu perdedor. A torcida feminina da Rua da Gaveta inconformada com o resultado entendeu que o árbitro tinha beneficiado a outra equipe. Logo quebraram os pés de pinha que existia nas proximidades do campo e com os galhos em punho partiram para cima do árbitro, ficando conhecido aquele dia como “A surra da pinha”. Curiosidades que envolvem o esporte. 

Comentários