Definidos os campeões dos Jogos Escolares de Jaguaribe 2018

As Escolas Clóvis Beviláqua e Paulo Vágner sagraram-se campeãs no futsal Sub-14, enquanto que Gustavo Barroso e Poeta Sinó foram campeãs no futsal Sub-17.

Durante quatro dias aconteceu mais uma edição dos Jogos Escolares de Jaguaribe que contou com a participação de escolas da sede e dos distritos nas modalidades de futsal, handebol, vôlei, vôlei de praia, basquete, xadrez, tênis de mesa, natação e ciclismo. A competição reuniu os alunos-atletas na faixa etária de 12 a 17 anos.

O atletismo que seria disputado nesse domingo foi adiado para o próximo sábado (14/04) devido a chuva que caiu na madrugada de sábado para domingo em Jaguaribe e que deixou o Campo de Atletismo sem condições para receber as provas. A chuva no último dia também interrompeu por alguns minutos a final do Vôlei Masculino Sub-17 e do Futsal Masculino Sub-17.

Falando em Futsal Masculino Sub-17 pela primeira vez desde o novo formato dos jogos em 2005 que uma escola de distrito fica com o título. Foi a Escola Gustavo Barroso, do distrito de Nova Floresta comandada pelo professor Arthur Aquino que na grande decisão bateu a atual campeã, a Escola Cornélio Diógenes nos pênaltis por 2 a 0, após empate por 1 a 1 no tempo normal. 

A última vez que uma escola de distrito foi campeã no Sub-17 Masculino foi em 2002, justamente com o "Guba" no extinto Festal quando derrotou na grande final a hoje desativada Escola Franklin Gondim.
CAMPANHA:
Gustavo Barroso 5 x 1 Paulo Vágner
Gustavo Barroso 2 x 0 Alice Diógenes
Gustavo Barroso 2 (4) x 2 (3) Raul Barbosa
Gustavo Barroso 4 x 2 Militana Paes
Gustavo Barroso 1 (2) x 1 (0) Cornélio Diógenes
ARTILHEIRO: Renê (Cornélio Diógenes), 10 gols

No futsal masculino Sub-14 pela segunda vez seguida o título ficou com o Colégio Clóvis Beviláqua  comandado pelo professor Cicero Andrade que na grande final goleou a Escola Ulisses Paranhos Maia, de Nova Floresta pelo placar de 5 a 0. Durante a competição o time que jogou com o uniforme em comemoração aos 70 anos da instituição de ensino particular que serão completados em agosto, balançou as redes adversárias 35 vezes.
CAMPANHA:
Clóvis Beviláqua 10 x 3 Maria Eneida
Clóvis Beviláqua 4 x 3 Ulisses Paranhos Maia
Clóvis Beviláqua 6 x 0 Antônio Raimundo da Paz
Clóvis Beviláqua 10 x 1 Gutemberg
Clóvis Beviláqua 5 x 0 Ulisses Paranhos Maia
ARTILHEIRO: Ian Zel (Clóvis Beviláqua), 10 gols

Pelo quinto ano consecutivo a Escola Poeta Sinó sob o comando do professor Vinicius Américo conquista o título de campeã no futsal feminino Sub-17 ao bater na grande decisão a Escola Cornélio Diógenes pelo placar de 10 a 1 com destaque para a atleta Eveli que marcou sete gols na grande final.
CAMPANHA:
Poeta Sinó 4 x 0 Raul Barbosa
Poeta Sinó 3 x 1 Alice Diógenes
Poeta Sinó 5 x 0 Cornélio Diógenes
Poeta Sinó 10 x 1 Cornélio Diógenes
ARTILHEIRA: Eveli (Poeta Sinó), 14 gols

Teve campeão inédito no futsal feminino Sub-14. A Escola Paulo Vágner comandada pelo professor Max Saldanha bateu na grande decisão a Escola Alice Diógenes que tentava o quarto título seguido pelo placar de 2 a 1.
CAMPANHA:
Paulo Vágner 2 x 2 Gutemberg
Paulo Vágner 2 x 1 Alice Diógenes
Paulo Vágner 2 x 1 Alice Diógenes
ARTILHEIRAS: Lauane (Paulo Vagner) e Kelry (Alice Diógenes), 3 gols

No handebol masculino Sub-17 a Escola Raul Barbosa se tornou bicampeã ao bater a Escola Gutemberg na grande final por 13 a 4 e terminar a competição com 100% de aproveitamento . Já no handebol masculino Sub-14 que teve apenas duas escolas participantes, a Escola Gutemberg foi a campeã ao bater a Escola Paulo Vágner pelo placar de 7 a 1.

Pelo voleibol masculino Sub-14 que também teve a participação de duas equipes, a Escola Paulo Vagner foi a campeã ao derrotar na grande final a Escola Gutemberg por 2 sets a 0. No Sub-17 Masculino a Escola Raul Barbosa quebrou a hegemonia da Escola Poeta Sinó ao vence-la na grande final por 2 sets a 0.

No basquete masculino Sub-17, a Escola Cornélio Diógenes foi campeã ao atropelar a Escola Raul Barbosa na final por 46 a 15 e na fase de grupos aplicou dois placares elasticos contra a Escola Gutemberg (47 a 9 e 54 a 5). No Sub-14, a Escola Alice Diógenes foi campeã ao vencer a Escola Paulo Vágner por 26 a 13.

O basquete feminino Sub-14 e Sub-17 teve como campeãs as Escolas Clóvis Bevilaqua e Raul Barbosa sem disputarem a final. Em ambos os jogos o adversário seria a Escola Alice Diógenes. 

No voleibol de areia os campeões foram os seguintes: Sub-14 Masculino (Maria Eneida), Sub-14 Feminino (Paulo Vagner), Sub-17 Masculino (Raul Barbosa) e Sub-17 Feminino (Raul Barbosa). Veja os campeões nas modalidades de natação, tênis de mesa, ciclismo e xadrez.

Ciclismo Masculino Sub-17 - Raul Barbosa
Natação Masculino Sub-17 - Poeta Sinó
Natação Feminino Sub-17 - Poeta Sinó
Natação Masculino Sub-14 - Alice Diógenes
Natação Feminino Sub-14 - Gutemberg
Tenis de Mesa Masculino Sub-17 - Poeta Sinó
Tenis de Mesa Feminino Sub-17 - Militana Paes
Tenis de Mesa Masculino Sub-14 - Ulisses Paranhos Maia
Xadrez Masculino Sub-17 - Poeta Sinó
Xadrez Feminino Sub-17 - Poeta Sinó
Xadrez Masculino Sub-14 - Maria Eneida
Xadrez Feminino Sub-14 - Paulo Vágner

Na categoria Sub-17, a Escola Raul Barbosa foi a campeã independente do resultado dos seus participantes no atletismo. Já na categoria Sub-14, o atletismo vai decidir quem será a escola campeã geral nessa categoria. 

Os campeões da fase municipal agora vão para a Fase Regional CREDEs que será disputada de 18 a 20/05 em Jaguaribe e que reunirá as cidades que fazem parte da Crede 11. São elas: Jaguaribe, Jaguaribara, Pereiro, Iracema, Jaguaretama, Ererê e Potiretama.

Comentários